Entenda o que é mordida cruzada e como identificar

mordida-cruzada-odontosystem

A mordida cruzada, geralmente, surge durante a infância. Mas você sabe o que é isso e como identificar? Nós te explicamos! A mordida cruzada, popularmente conhecida como mordida invertida, se trata de um desalinhamento dos dentes. Além da questão estética, pode acarretar outros efeitos negativos. Continue acompanhando o post para descobrir quais são e como reconhecê-los!

São 4 os tipos de mordida cruzada e variam de acordo com o local onde ocorre o desalinhamento. Confira:

1. Posterior: os dentes superiores da parte de trás fecham por dentro dos dentes de baixo;

2. Anterior: os dentes frontais da arcada superior não conseguem encobrir os da arcada inferior;

3. Posterior Unilateral: a mordida apenas está alterada em um dos lados dos maxilares;

4. Posterior Bilateral: o problema ocorre nos dois lados da boca.

mordida-cruzada

Geralmente, a causa de mordida cruzada tem origem genética. Entretanto, alguns hábitos inadequados podem agravar a má-oclusão. Na infância, por exemplo, chupar dedo, fazer uso prolongado da chupeta ou mamadeira, roer objetos e até mesmo a perda precoce dos dentes de leite são fatores que podem levar a alterações musculares e/ou funcionais do organismo, causando o desalinhamento.

Consequências da mordida cruzada

É importante ficar atento, pois algumas complicações podem surgir caso não procure um tratamento. Entre eles o desgaste excessivo dos dentes e das gengivas; mordidas acidentais frequentes das bochechas; aumento do risco de cáries e doenças das gengivas pela maior dificuldade em escovar corretamente os dentes; e dor na região do pescoço e ombros. A mordida cruzada pode até causar o surgimento do bruxismo (ato de ranger os dentes).

Como identificar um caso de mordida cruzada?

Reconhecer um caso de mordida cruzada pode ser um processo iniciado por você mesmo. Entre os principais sintomas estão dores de cabeça frequentes, ruídos no ouvido ao abrir e fechar a boca e dificuldade em movimentar os maxilares.

Se você detectou alguns dos sintomas citados acima, a Odonto System pode te ajudar. Nós temos a opção ideal com atendimentos de urgência 24h, orientação de higiene bucal, limpeza, remoção de tártaro, aplicação de flúor, extrações, radiografias e tratamento odontológico para crianças. Conheça nossos planos!