Saúde bucal: dor de dente pode ser provocada pelo estresse?

dor-de-dente

As cobranças, preocupações e estresse da vida moderna podem desencadear diversos problemas em nossa saúde, mas você sabia que nossa saúde bucal também é afetada? Por mais inusitado que isso pareça, a correria do século XXI pode até causar dor de dente em muitas pessoas. Conheça mais sobre esse problema e saiba como resolve-lo, continue lendo!

O estresse pode trazer diversos problemas para nosso corpo: baixa imunidade, asma, enxaqueca e gastrite estão entre alguns. Entretanto, a saúde bucal também sente os efeitos negativos diretamente e o mais comum deles é o desenvolvimento de bruxismo, que pode causar dor de dente no paciente.

Se você acompanha o Blog da Odonto System, provavelmente já leu um post em que falamos sobre o assunto. O bruxismo é uma desordem funcional da saúde bucal que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes, principalmente durante o sono, e que provoca grandes desgastes da estrutura dentária. Esse quadro pode surgir em qualquer idade e é possível que não tenha uma causa aparente. Nesses casos, é comum que o paciente esteja vivendo uma rotina intensa e estressante. Nos quadros de bruxismo, a força exercida sobre os dentes é muito acima que o normal, assim, isso pode causar dor de dente ou incômodo nos músculos da face.

Como é feito o tratamento?

Assim como falamos em outros posts no Blog, não existe cura para o bruxismo, é preciso tratar a raiz do problema. Quando um fator externo causa estresse e traz problemas para nossa saúde bucal, devemos buscar ter calma para entender como podemos resolver, ou serenidade para aceitar o que está fora de nosso controle.

estresse-bruxismo

Uma coisa é certa: imprevistos acontecem, por isso procure um de nossos consultores para encontrar o melhor plano odontológico para você e sua família!