Dente escuro após sofrer traumas: o que fazer?

dente-escuro-tratar

Principalmente na infância, traumas faciais que interferem na saúde bucal são mais comuns do que se imagina, podendo acontecer devido a inúmeras situações. Entenda neste post como cuidar de um dente escuro após um trauma. Continue lendo!

Mesmo que não aparente ter quebrado, é possível que um trauma torne o dente escuro, perdendo a cor branca e natural. Isso pode representar um risco a saúde bucal.

dente-escuro-crianca

Dente escuro logo após o trauma

Quando a coloração aparece até alguns dias após o trauma, ela pode ser explicada pela presença de sangramento intrapulpar, um sinal comum em dentes luxados, por exemplo. Depois de alguns meses, o sangue é reabsorvido e o tecido pulpar reparado, assim a coroa dental pode voltar à cor natural, sem que o problema evolua e cause danos à saúde bucal.

Dente escuro após algumas semanas

Nos casos em que o dente escuro surge algumas semanas após a batida, significa que houve uma hemorragia do tecido pulpar (rompimento dos vasos sanguíneos presentes no interior da coroa e da raiz do dente). Porém, a não ser que outros sinais clínicos ou radiográficos indiquem ocorrência de necrose pulpar, não há necessidade de realizar um tratamento de canal.

Tratamento de saúde bucal

dente-escuro-queda

Em geral, é feito o acompanhamento clínico e radiográfico por pelo menos alguns meses para garantir que não haja outras complicações para a saúde bucal. Também pode ser feito um tratamento estético com a utilização de facetas de resina ou porcelana. Nos casos de mudança de cor por pigmentos contidos nos alimentos e bebidas, essa coloração pode ser facilmente removida com uma limpeza dentária realizada no dentista.

Gostou das dicas? Na Odonto System você encontra planos que para ajudar nesse tipo de tratamento. Navegue pelo blog e conheça muito mais sobre saúde bucal!