Como é feito o tratamento de bruxismo no plano odontológico?

bruxismo-tratamento

Você já viu aqui no blog da Odonto System que o bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes, principalmente durante o sono. Mas você sabe como o plano odontológico pode ser fundamental para o tratamento? Neste post vamos falar mais sobre como resolver esse problema de saúde. Continue lendo!

Apesar de ser mais recorrente na infância, o bruxismo pode ocorrer em qualquer idade. É interessante falar que esse quadro pode ter condição primária, quando não possui uma causa aparente, podendo acontecer devido à uma rotina intensa e estressante, ou secundária, quando sua origem acontece por conta de outras doenças ou do uso de certas substâncias. Converse com seu dentista do plano odontológico, apenas ele poderá fazer o diagnóstico final.

Consequências do bruxismo

O esmalte dentário é, certamente, o primeiro a sofrer danos. O desgaste anormal dos dentes pode se estender até a gengiva, causando grande dor e desconforto. Também é comum que a pessoa tenha dores de cabeça e em outras partes do corpo como pescoço, ouvidos e ombros. Em casos mais sérios, o paciente deve recorrer ao plano odontológico para tratar quebras e fissuras em dentes mais frágeis.

Como tratar o bruxismo?

bruxismo

Não existe cura para o bruxismo, é preciso tratar a raiz do problema. Porém, é possível realizar o controle dos danos e diminuir o desconforto. Para isso, o recurso mais comum utilizado por dentistas que atendem por plano odontológico é a indicação de uso de placas interoclusais. Essas placas podem ser flexíveis, de silicone, ou rígidas, de acrílico, moldadas segundo o formato da arcada dentária do paciente. Elas ajudam a restringir os movimentos dos músculos mastigatórios e reduzir o atrito que provoca o desgaste dos dentes.

Como o bruxismo geralmente ocorre em decorrência de outro problema de saúde, para trata-lo ou prevenir o aparecimento é recomendado que o paciente tente reduzir o estresse e a tensão. Para isso, algumas dicas são: praticar exercícios físicos e gerenciar a ansiedade. Procure um de nossos consultores para encontrar o melhor plano odontológico para você e esteja sempre tranquilo!