Fique atento! A diabetes pode desencadear doenças odontológicas.

saude-bucal-e-diabetes

Um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou que a taxa de incidência da diabetes cresceu 61,8% nos últimos dez anos no Brasil, atingindo a marca de 16 milhões de brasileiros. Você sabia que essas pessoas são mais suscetíveis a ter doenças odontológicas? É sobre essa relação que vamos falar nesse post. Continue acompanhando para entender melhor!

 

Elevação da glicose no sangue

 

É preciso entender um pouco do que é a diabetes e como se dá essa doença para compreender a sua relação com os problemas bucais. A produção de glicose no nosso corpo é realizada por meio de um hormônio produzido no pâncreas, conhecido como insulina. Entretanto, quando há uma falha na ação desse hormônio, eleva-se o nível de glicose no sangue, estabelecendo assim, a diabetes. Ela é subdividida em dois tipos:

 

Tipo 1: o pâncreas produz quantidade insuficiente ou nenhuma insulina;

 

Tipo 2: o corpo não consegue processar corretamente o açúcar no sangue. É o mais comum.

 

Relação: diabetes X saúde bucal

 

Cáries:  pessoas com diabetes têm maior nível de glicose no sangue, o que, causa um maior acúmulo de açúcar em várias regiões do corpo, como nas salivas. Esse processo favorece o aparecimento de cáries e, por isso, os diabéticos precisam ter cuidados redobrados com a saúde bucal para evitar complicações.

 

Cicatrização: uma das consequências da diabetes é a dificuldade de cicatrização de tecidos do organismo, e isso pode ser um problema caso o paciente tenha passado recentemente por algum procedimento odontológico. É preciso ficar atento a qualquer alteração que surgir na boca e não se medicar sem procurar o seu dentista.

 

Proliferação de bactérias: em razão dos altos níveis de glicose na saliva, a boca fica mais suscetível à proliferação de bactérias. Caso o indivíduo não faça uma limpeza bucal completa, as placas bacterianas podem se instalar entre seus dentes ou na linha da gengiva, aumentando as chances de causar inflamação crônica e infecção.

 

O mais importante é controlar o nível de glicose no sangue e cuidar bem dos dentes e gengiva. Por isso, faça exames a cada seis meses para monitorar o seu nível de glicose e frequente periodicamente um dentista. A Odonto System oferece os melhores planos odontológicos com a melhor equipe para você.