Mitos e Verdades da Odontologia

Quando o assunto é odontologia e saúde bucal, existem muitas dúvidas que podem te impedir de cuidar dos dentes da melhor maneira. Por isso, no post de hoje, nós da Odonto System preparamos algumas dicas sobre mitos e verdades da odontologia, que podem te ajudar a tomar as melhores decisões na hora da higienização e dos cuidados com a saúde bucal. Confira!

mitos-verdades-odontologia

Alimentos que contêm corantes escurecem os dentes.

Verdade. Os alimentos que possuem muitos corantes não devem ser consumidos de maneira abusiva e uma escovação adequada deve ser realizada.

Bicarbonato de Sódio ajuda a clarear os dentes.

Mito. Por ser uma substância altamente abrasiva, o Bicabornato de Sódio promove a limpeza na superfície do esmalte dos dentes removendo as manchas externas, porém promove também o desgaste da estrutura dental. Existem produtos apropriados para o clareamento dental, que devem ser utilizados sob a supervisão de um dentista.

O dente do 3º Molar (siso) sempre deve ser extraído?

Mito. Desde que o dente siso esteja corretamente posicionado não há necessidade de extração, mas isso ocorre na minoria dos casos.

Enxaguantes bucais podem substituir uma escovação e devem ser usados todos os dias.

Mito. A escovação e o fio dental são os métodos mais eficazes para a limpeza dental. Os enxaguantes são usados apenas como complemento. Sozinhos, sem a escovação e o fio, eles não têm utilidade nenhuma.

A escovação noturna é considerada a mais importante pela odontologia.

Verdade. Durante o sono o fluxo salivar diminui significativamente e a temperatura da boca aumenta, o que favorece a proliferação de bactérias. Com a diminuição dos componentes de defesa da saliva, as bactérias se multiplicam mais. Outro ponto é que o flúor do creme dental se mantém por mais tempo nos dentes durante a noite.

A escovação da língua é mais eficiente que o uso dos limpadores.

Mito. Ambos são eficazes na limpeza da língua. Assim como o enxaguante, os limpadores são complementos para a boa higiene bucal. Esta limpeza é essencial para reduzir o mau hálito e reduzir as bactérias que causam cáries e doenças gengivais.

A cárie dentária é a segunda doença mais comum.

Verdade. Ela só perde para os “famosos” resfriados. Aliás você sabia que ela é considerada uma doença transmissível e infecciosa na odontologia? A cárie acontece através da associação entre uma dieta inadequada a uma higiene bucal deficiente, causando o acúmulo da placa bacteriana, principal fator de risco para esta doença.

O clareamento a laser é mais eficaz do que o caseiro?

Mito. No tratamento em consultório, o gel utilizado é mais concentrado, o que provoca resultado mais rápido. Por outro lado, no procedimento feito em casa os dentes passam muito mais tempo em contato com o produto, fazendo com que a cor branca dos dentes dure mais tempo.

Hoje em dia o mais comum na odontologia é associar as duas técnicas, com sessões em consultório e uso da moldeira caseira. Na verdade, quem faz o trabalho de clarear os dentes de forma mais rápida, num único dia, é o peróxido de hidrogênio formulado numa concentração mais alta do que o peróxido de carbamida, a substância utilizada em casa.

Fique de olho aqui no site da Odonto System e coloque em prática nossas dicas para cuidar da saúde bucal! Aproveite e conheça as vantagens de adquirir um de nossos planos odontológicos.