Dentes sensíveis: causas e prevenções!

dentes-sensiveis

Comer algo mais quente, gelado ou doce é um grande sofrimento para as pessoas que têm dentes sensíveis. Esse problema atinge grande parte da população, mas a boa notícia é que com algumas dicas simples, pode ser facilmente evitado e até mesmo resolvido. Mas antes, entenda melhor do que se trata e como é gerado. Continue lendo o post!    

O que significa ter dentes sensíveis?

O esmalte do dente é uma camada resistente e que serve como proteção. No entanto, com o passar do tempo ou por alguma razão específica, como fratura, bruxismo, acidente, restauração quebrada ou infiltrações por bactérias, esse escudo começa a ser removido, fazendo com que a dentina fique exposta. Nela, existem os túbulos dentinários, canais cheios de líquido que possuem terminações nervosas. Portanto, em casos de desgaste do esmalte dentário, os estímulos de quente, frio e até do doce, chegam ao nervo, tornando os dentes sensíveis e provocando dor.

O que pode ocasionar a sensibilidade nos dentes?

Como citado anteriormente, existem causas específicas que podem gerar a sensibilidade nos dentes. É válido ressaltar mais especificamente esses fatores, pois como fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas, é preciso ficar atento!

A higienização bucal é de extrema importância, principalmente a escovação após as refeições, uma vez que restos de comida nos dentes podem levar a formação de bactérias que os corroem e desgastam, deixando-os mais expostos. Contudo, na hora da limpeza bucal, os movimentos com a escova devem ser leves. Caso contrário, a gengiva se retrai em busca de proteção, deixando a dentina sensível.

Quanto a alimentação, frutas muito cítricas, como abacaxi e laranja e os refrigerantes abaixam o pH da boca. Isso faz com que as portas para a acidez se abram, corroendo os prismas que formam o esmalte dos dentes. Consequentemente sua proteção diminui e a sensibilidade aumenta.

Como tratar e/ou prevenir a sensibilidade nos dentes?

1. Visitar regularmente o dentista;

2. Escovar corretamente os dentes, mas não em excesso;

3. Utilizar escovas com cerdas macias e pontas arredondadas;

4. Fazer a escovação com movimentos leves e delicados;

5. Usar creme dental especialmente formulado para ajudar a sensibilidade dentária;

6. Em casos mais necessários, usar creme dental com alta concentração de flúor (disponibilizado pelo dentista) para ajudar fortalecer a superfície do dente;

7. Usar enxaguante bucal com flúor.

 

A Odonto System oferece as melhores opções de planos odontológicos que podem te ajudar no acompanhamento com o dentista. Conte com a gente!