Autoexame bucal em poucos passos. Saiba como fazer!

Autoexame bucal em poucos passos

É certo que o acompanhamento odontológico é fundamental para a saúde bucal, mas já imaginou como o autoexame é importante para a descoberta de uma série de problemas logo no início? Quanto antes descobertos, transtornos podem ser tratados antecipadamente, impedindo o desenvolvimento de doenças. Vamos mostrar neste post como é simples e fácil se autoexaminar.

1. A partir de que idade é recomendado o autoexame bucal?

Não há restrição de idade. O ideal é que os papais já ensinem aos pequenos a terem esse cuidado e que também tenham o hábito de olhar com atenção a boquinha da criança. Para os adultos, essa deve ser uma premissa básica para garantir a saúde bucal.

2. Ao que devo ficar atento durante o autoexame?

Qualquer anormalidade é um sinal de atenção. Quem usa prótese dentária, por exemplo, é mais propenso a ter irritações e feridas na gengiva, caso o material possua alguma diferença de tamanho ou não tenha a garantia do encaixe perfeito à boca. Nesses casos, machucados que demoram a cicatrizar, precisam de cuidado redobrado e merecem, sem dúvidas, uma visita ao dentista.

Caroços, manchas na língua, lesões e dores intensas sem motivo também são alertas para que você procure um especialista, pois podem ser indícios de problemas mais graves, inclusive, câncer de boca.

Dentes fraturados, moles ou com cárie não podem ser ignorados! Cuide-se e garanta um sorriso saudável e bonito.

3.Como fazer o autoexame bucal?

Faça-o sempre com a boca limpa e conte com o apoio de um espelho pequeno e outro maior, para que consiga enxergar detalhes. Além da arcada, olhe e examine embaixo da língua, gengivas e o céu da boca!

Lembrando que para garantir uma saúde bucal cem por cento, é preciso ter à disposição profissionais de excelência, como os que nós, da Odonto System, temos para atender você. A prevenção é a melhor solução. Conheça nossos planos odontológicos!